Os 100 anos num só clique!

Crise Monarquica

    Nos finais do século XI existia uma grande crise económica, política e social muito preocupante.
    Em 1180 comemorou-se o tricentenário da morte de Luís de Camiões e os adeptos das ideias republicanas aproveitaram essa data para a publicação das suas ideias e provocar um alvoroço popular.
    No tempo da monarquia, o país estava em crise, o povo estava descontente com os preços dos produtos comerciais e em geral com as fracas condições de vida.
    As principais fábricas do país situavam-se no Porto e em Lisboa, onde trabalhavam operários, de modo a que o resto da população trabalhava no campo com difíceis condições de vida.
    Portugal estava a atravessar uma fase difícil e com muitas dívidas. Por isso teve que pedir dinheiro emprestado ao estrangeiro. Para pagar os juros, o rei aumentou os impostos.

    Como o rei não diminuiu os impostos, os ingleses estavam com o com o comércio muito avançado e produzido. Enquanto que Portugal estava numa crise económica, e o Ultimato Inglês em 1890 veio piorar a situação de Portugal. Esse Ultimato exigia que o governo português tirasse os seus exércitos das suas terras conquistadas; se essa ordem não fosse executada o governo inglês declararia guerra a Portugal, era o ultimatum.

 

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.